Back to News

O novo Tadano AC 5.250-2 é uma solução inovadora

Transporte fácil e capacidades de içamento excelentes – essa foi a meta de desenvolvimento prioritária dos engenheiros da Tadano durante a construção do novo AC 5.250-2, cuja apresentação antecipada ao público foi feita pela empresa durante a bauma 2022. Para ser inserido no mercado, a Tadano acrescentou mais algumas funcionalidades ao AC 5.250-2 durante a fase final de desenvolvimento, principalmente em termos de segurança, as quais valorizam ainda mais o guindaste.

Indo direto ao assunto: As ambiciosas metas de desenvolvimento dos engenheiros da Tadano já foram atingidas durante a apresentação do AC 5.250-2 em Munique, graças, principalmente, à estreita colaboração entre as plantas de Lauf e de Zweibrücken. “Esse tipo de trabalho em equipe nos permite aproveitar ao máximo e combinar todo o know-how e toda a expertise de ambas as plantas,” explica o Gerente de Projeto Peter Kleinhans. Podemos ver os resultados, que são extraordinários, nas capacidades de içamento correspondentes, por exemplo, as quais são 10% a 15% maiores em diversas áreas, e que com certas configurações podem chegar a um aumento de 30% em relação aos melhores valores já atingidos nessa classe. Portanto, o AC 5.250-2 se destaca, apresentando uma capacidade de içamento de 14,5 t com comprimento de lança de 70 m e raio de 12 m a 24 m. Também tem sua capacidade de içamento de 11 toneladas em um raio de 42 m com comprimento de lança de 47 m, que também é a melhor. Esses são apenas dois de vários exemplos. Essa lista de características impressionantes continua, com o comprimento de sistema do novo guindaste: A lança principal, de 70 m, pode ser estendida em generosos 42 m com a extensão HAV, possibilitando um comprimento de sistema de 112 m. E tem mais: Todas as extensões para a lança principal disponíveis, de 5,8 m a 36 m, são automontantes.

Um conceito de contrapeso sofisticado

O guindaste é capaz de içar seu contrapeso total, de 80 toneladas, em três elevações: 49,6 toneladas em um raio completo de 360° a até 6,2 m, seguida por duas elevações de 15,2 toneladas, cada uma dividida em 10 e 5,2 toneladas para o suporte à direita e à esquerda do conjunto de base. Se necessário, o contrapeso também pode ser dividido em pedaços menores, tornando possível, por exemplo, içar a placa de base de 5,5 toneladas de uma distância de até 20,1 m por um raio completo. “Graças ao sistema de controle de guindastes IC-1 Plus, instalado por padrão, o raio disponível pode até ser aumentado significativamente em certos ângulos de giro,” destaca Peter Kleinhans. Adicionalmente, o fato de que o contrapeso pode ser dividido em diversos elementos e nenhum deles pesando mais de 10 toneladas, assegura máxima flexibilidade para a logística de transporte. Isso significa que caminhões relativamente pequenos podem ser usados para o transporte quando o espaço no canteiro de obras assim o exigir.

Guindaste para locação de 12 toneladas de carga por eixo

A Tadano tem orgulho principalmente de suas ótimas configurações de transporte. Com configuração de 12 t de carga por eixo, o AC 5.250-2 dispõe de bloco de gancho com 3 rolos para cargas de içamento de até 67,3 t ou de uma ponta para cargas pesadas de 5,8 m, além de consoles de transporte para extensão HAV permanentes, com carga por eixo de 12 toneladas. Além disso, é possível carregar várias centenas de quilogramas na parte traseira. E tudo isso ainda com rodas de aço de 16 polegadas. Assim, ele pode ser utilizado como guindaste para locação sem veículo auxiliar mantendo a carga por eixo legal de 12 toneladas. Com uma carga por eixo de 16,5 t, ele é capaz de carregar consigo 20 toneladas de seu contrapeso máximo, de 80 t. Tudo isso permite ao guindaste Tadano de 5 eixos uma flexibilidade de aplicação muito grande.

A mais avançada tecnologia embarcada da Tadano

O AC 5.250-2 foi projetado pela Tadano para ser oferecido com diversos equipamentos instalados de fábrica por padrão. Note que todos os novos guindastes da família AC da Tadano irão se beneficiar, desde já, do mesmo equipamento. Os recursos correspondentes incluem o inovador Sistema de Controle de Guindastes IC 1 Plus, por exemplo. Esse sistema determina a capacidade de içamento máxima do guindaste para cada posição da lança em função do ângulo de giro da superestrutura, em tempo real. Por isso, ele é sempre capaz de aproveitar a capacidade de içamento máxima disponível, especialmente nos içamentos sobre os estabilizadores. Ou seja, o recurso provê, literalmente, o maior suporte quando se trata de içamentos em que os estabilizadores não estão plenamente estendidos e o contrapeso é reduzido. Em suma, o AC 5.250-2 aproveita isso ao máximo, pois os estabilizadores podem ser estendidos assimetricamente a posições de 0, 25, 50, 75, e 100%.

Além disso, o AC 5.250-2 da Tadano ostenta o singular sistema de câmeras Surround View, que permite ao operador levar o guindaste mais facilmente à posição ideal nos canteiros de obras: Esse sistema, que é patenteado, usa seis câmeras do guindaste para mostrar um gráfico computadorizado com o possível comprimento máximo das extensões dos estabilizadores no local atual do guindaste. “Com o Surround View da Tadano, basta que o operador do guindaste confira o display na cabine para saber exatamente como deve posicionar o guindaste no canteiro de obras para estender suficientemente os estabilizadores e assim assegurar que seja usado o raio de traseira com contrapeso exigido. Assim, ele fica pronto para usar mais rapidamente,” explica Peter Kleinhans.  Além disso, o sistema fornece assistência no caminho até o canteiro de obras, facilitando a observação de pedestres e ciclistas em curvas.

TailGUARD e Lift Adjuster – mais segurança no trajeto e na operação

Outra inovação tecnológica adicionada na última fase de desenvolvimento é o TailGUARD, assistente de marcha à ré ativo, que proporciona mais segurança nos deslocamentos. Com dois sensores de ultrassom ele monitora o espaço atrás do guindaste durante a marcha à ré, e funciona tanto no ambiente iluminado quanto no escuro. O sistema mostra no painel de controle da cabine do motorista a distância em relação a objetos fixos ou móveis que estejam na área de monitoramento, emitindo sinal acústico mediante obstáculos e parando o guindaste com autonomia caso haja risco de colisão. O assistente de marcha à ré é ativado automaticamente quando a marcha à ré é engatada. Isso torna as manobras ainda mais seguras, evitando lesões e danos materiais, além das paradas do guindaste causadas por acidentes.

No futuro, o AC 5.250-2 também virá equipado com outra função de segurança: no decorrer do próximo ano, o singular Lift Adjuster também estará disponível para este guindaste, no mundo todo. Esse controle técnico, que é ativado ao toque de um botão, registra a deformação do jib e automaticamente ajusta o cilindro de elevação, para compensar a mudança de raio causada pela deformação e eliminar, assim, um possível risco de oscilação. Desse modo, o Lift Adjuster aumenta significativamente a segurança em toda a área de trabalho.

Local de trabalho mais confortável e seguro

Ao desenvolver o AC 5.250-2, a equipe da Tadano também deu grande importância ao atendimento das necessidades dos operadores de guindastes. Por isso, todos os componentes hidráulicos que emitem ruído foram afastados da cabine da superestrutura, onde impera um silêncio confortável. Além disso, o design espaçoso em ambas as cabines assegura o máximo conforto operacional e um ambiente de trabalho agradável. Os acessos, os compartimentos para EPIs do condutor e o degrau extensível a partir da substrutura para facilitar o embarque e desembarque da cabine da superestrutura são bem posicionados e zelam por mais segurança. Além disso, o assistente de aclive, também de série, permite uma condução tranquila durante o acesso e as manobras em aclives.

Operação ecologicamente responsável

A motorização do novo AC 5.250-2 também agrada: O moderno motor Mercedes-Benz de 530 PS de potência e torque máximo de 2.600 Nm zela por um avanço consistente e por uma forte capacidade de içamento. Obviamente, o motor diesel compatível com HVO atende a todas as exigências das normas da UE da Fase V. Além disso, graças ao Eco Mode, ele é muito econômico: o motor sempre entrega somente a potência de que o guindaste está precisando no momento. Todos os respectivos cálculos são feitos por meio do comando de guindaste IC-1. Da mesma forma, há a função Start-Stop embarcada, que poupa combustível. Ela desliga o motor do guindaste ao toque de um botão, sem, no entanto, desativar o software do comando.

Resumo

O guindaste-conceito Tadano AC 5.250-2 já fora um sucesso entre os especialistas quando foi apresentado, na bauma 2022. Afinal, o moderno guindaste sobre 5 eixos estabelece novos padrões de referência em diversos aspectos, como já havia sido prometido. Isso proporciona ao guindaste uma versatilidade tremenda, que combinada ao imenso alcance e às grandes capacidades de içamento o tornam a unidade perfeita para montar gruas de torre e para projetos de construção de todos os tipos.