Back to News

MAIOR ALCANCE, MAIS ALTO, MAIS LONGE: NOVO GUINDASTE TODO-TERRENO TADANO AC 5.250L-2 COM LANÇA PRINCIPAL DE 79 METROS

Com o novo modelo AC 5.250L-2, a Tadano está indo mais longe, literalmente. Essa supermáquina de 5 eixos e uma lança principal de 79 metros de comprimento está no topo de sua categoria. Além disso, a extensão da lança principal (JIB) de 30 metros de comprimento é a melhor da categoria. O mais impressionante é que todas as extensões disponíveis, que vão de 5,8 a 30 metros, são automontantes. O sistema tem um alcance máximo disponível de 109 metros, o que torna o compacto AC 5.250L-2 o guindaste ideal para aplicações industriais e urbanas, como exemplo o içamento de unidades de ar-condicionado e outros maquinários sobre prédios altos. Além disso, o modelo é a escolha ideal para a montagem e desmontagem de gruas de torre de grande porte.

“Nosso lançamento AC 5.250L-2 também é o melhor da categoria quando o assunto é momento de carga, sendo um dos melhores no mercado para até 736 toneladas-metro”, explica com orgulho Peter Kleinhans, gerente responsável do projeto. Esse alto momento de carga é alcançado com um raio de operação de 7 metros, uma lança principal de 13,5 metros e um peso de carga de 105,2 toneladas. A Tadano também oferece um dispositivo opcional (Jib curto) para o içamento de cargas ainda mais pesadas de até 138,7 toneladas na lança com roldanas adicionais.

Uso dinâmico e econômico como guindaste rodoviário-urbano (Taxi-Crane)
Assim como o modelo básico AC 5.250-2, a “versão com lança mais longa” também conta com configurações de transporte que impressionam. Esse novo AT com acionamento 10×6 pode dirigir por vias públicas e rodovias com rodas de aço de 16 polegadas, pois cumpre o limite de carga por eixo de 12 toneladas, mantendo o conjunto pesando menos de 60 toneladas, e carregando uma quantidade considerável de equipamentos. Entre eles estão as vigas estabilizadoras, o moitão Vario para 32 toneladas, acessórios e até 250 kg de equipamentos na caixa traseira.
Em conformidade com o limite de carga por eixo de 16,5 toneladas e um peso total exato de 82,5 toneladas, o AC 5.250L-2 pode até ser dirigido em vias públicas com um acionamento de 10 x 8 em rodas de aço de 16 polegadas. Além disso, ele pode carregar não apenas um moitão para 32 toneladas, estabilizadores e uma extensão de Jib 12 metros, como também 20 toneladas de contrapeso e até 500 kg de equipamentos na caixa traseira.

Um conceito de contrapeso sofisticado
O AC 5.250L-2 é capaz de içar seu próprio contrapeso máximo, de 80 toneladas, em três içamentos: 49,6 toneladas com um raio de até 6,8 metros, a 360 graus, além de duas elevações de 15,2 toneladas com raio de até 13 metros, cada uma dividida em 10 e 5,2 toneladas para a direita e a esquerda do conjunto de base. Se necessário, também é possível dividir o contrapeso em tonelagens menores. Por exemplo, é possível içar a placa base de 5,5 toneladas de uma distância de até 23 metros de raio. “Graças ao moderno sistema de controle IC-1 Plus, padronizado pela Tadano, o raio disponível pode ser aumentado significativamente em certos ângulos de giro”, destaca Peter Kleinhans. Adicionalmente, o contrapeso pode ser dividido em diversos elementos com peso individual de menos 10 toneladas, o que assegura muita flexibilidade para uma logística eficiente de transporte. Isso significa que caminhões menores podem ser usados no transporte quando as condições de espaço do canteiro de obras assim exigem.

A Bordo: o IC-1 Plus e o sistema Surround View
A Tadano também equipou o AC 5.250L-2 com uma gama completa de recursos de fábrica que podem beneficiar todos os guindastes atuais da família AC. Um exemplo é o inovador sistema de comando do guindaste, chamado IC 1 Plus. Esse supercomputador determina em tempo real a capacidade máxima de carga do guindaste para cada posição da lança dependendo do ângulo de giro da superestrutura. Isso significa que o guindaste pode usar sempre a máxima capacidade disponível, especialmente em içamentos sobre os estabilizadores. Esse benefício se destaca quando os estabilizadores não estão plenamente estendidos e o contrapeso é reduzido. O AC 5.250L-2 aproveita isso ao máximo, pois os estabilizadores podem ser estendidos assimetricamente em cinco posições: 0, 25, 50, 75, e 100%.

O singular sistema de câmeras Surround View também é um excelente opcional para o modelo AC 5.250L-2 da Tadano. Com ele, o operador pode levar e estacionar o caminhão guindaste mais facilmente à posição ideal nos canteiros de obras. Esse sistema, que é patenteado, usa seis câmeras, pode mostrar o comprimento máximo possível das patolas no local de trabalho, através de uma tela computadorizada. “Com o Tadano Surround View, o operador pode ver em uma tela na cabine exatamente como precisa posicionar o guindaste no canteiro de obras a fim de estender todos os estabilizadores a uma distância suficiente e garantir o raio de giro necessário. Assim, o guindaste já está pronto para ser usado com mais rapidez, sem precisar gastar tempo com medições cansativas nem ficar tentando buscar uma posição”, explica Peter Kleinhans. O sistema também ajuda a identificar melhor pedestres e ciclistas no caminho para o canteiro de obras durante as manobras.

Mais conforto e segurança no local de trabalho
A Tadano desenvolveu o AC 5.250-2 sem se esquecer das necessidades dos operadores de guindastes, o que naturalmente também beneficia o modelo AC 5.250L-2. Todos os componentes hidráulicos que emitem ruído estão posicionados longe da cabine superior, que fica bem mais silenciosa. Em todos os casos, o amplo espaço das cabines de ambos os modelos proporciona um alto nível de conforto e condições muito agradáveis de trabalho. A segurança é garantida com escadas de acesso bem posicionadas, pontos de conexão para os EPIs do condutor e um degrau extensível do chassi para deixar a entrada e a saída da cabine superior mais segura e prática.

A iluminação suspensa e a câmera de visão da carga são opcionais e também dão maior segurança às operações. Elas podem ser instaladas na cabeça da lança e nas extensões de Jib, para que todas as configurações possam usar um único sistema.

Operações ecológicas e econômicas
Falando em motor, o acionamento do novo AC 5.250L-2 tem um desempenho tão potente quanto ao AC 5.250-2: O moderno motor Mercedes-Benz com 530 hp e torque máximo de 2.600 Nm garante uma propulsão super forte e um desempenho de içamento poderoso. O motor a diesel compatível com HVO atende aos mais recentes requisitos de EU Estágio V da União Europeia. Além disso, graças ao Eco Mode, ele é muito econômico. O motor sempre entrega a melhor potência de que o guindaste está precisando a qualquer momento. Todos os respectivos cálculos são feitos por meio do sistema de comando de guindaste IC-1, que também inclui uma função Start-Stop para poupar combustível. Essa função desliga o motor do guindaste ao toque de um botão, sem, no entanto, desativar o software de controle. Além disso, o novo recurso: Assistente de Rampa “Hill Start Assist” (também de fábrica) garante uma operação tranquila durante a partida e a manobra em vias inclinadas.

Conclusão
A Tadano adicionou uma variante convincente ao comprovado modelo básico AC 5.250-2 com o AC 5.250L-2, estendendo ainda mais a gama de aplicações deste já versátil guindaste com a lança principal de 79 m de comprimento. O alto momento de carga de até 736 toneladas-metro, combinado com o novo sistema de longo alcance de 109 metros, torna esse equipamento AT Alemão uma opção extremamente interessante para muitas aplicações que exigem o içamento de cargas pesadas a alturas elevadas. E sem dúvida, é uma opção bastante econômica também graças à sua função de Taxi-Crane.